Blog do InfoAmazonia

4 mapas interativos para conhecer a Amazônia

Gustavo Faleiros

Mapas sempre foram instrumentos poderosos de comunicação. Tão eficazes que, no passado, os cartógrafos eram mantidos perto dos reis e governantes. Basta lembrar da luxuosa galeria dos mapas do Vaticano, encomendada em 1580 pelo Papa Gregório XIII, exatamente quando a igreja expandia sua influência de carona nas caravelas e galeões.

Em 2010, a Biblioteca Britânica reuniu na exposição ''Mapas Magníficos: Poder, Propaganda e Arte'' alguns dos trabalhos mais importantes em séculos de cartografia. O espanhol Diego Gutierrez produziu, em 1562, o Mapa das Américas, para refletir o poder do império de Felipe II, que se estendia da Linha do Equador ao Trópico de Capricórnio .

Em seu mapa se vê a representação, ainda que pouco fiel, ao que hoje sabemos ser o traçado do Rio Amazonas.

amazonia antiga Clique para entrar no mapa interativo.

O mapa de Gutierrez foi impresso em Antuérpia, na Bélgica, então o centro para publicar as obras sobre o novo mundo. Não por acaso, nesta cidade nasceu Mercator, o pai da cartografia moderna. Hoje, porém, não é preciso estar na Europa para se produzir mapas. Graças à internet, a geografia vive um renascimento similar à época dos descobrimentos.

Nós de InfoAmazônia abusamos dos mapas digitais para comunicar. Então vai aqui nossa primeira seleção de mapas interativos sobre a Amazônia. Use os controles de zoom e o mouse para explorar.

1. A relação entre rodovias e desmatamento na Amazônia

2. As 171 hidrelétricas já construídas e as 276 em planejamento

3. A relação entre trabalho escravo e desmatamento entre 2003 e 2012

4. Terras Indígenas nos 9 países da Amazônia

Para ver mais, visite nossa página de mapas – http://infoamazonia.org/pt/maps/