Blog do InfoAmazonia

O Brasil visto pela perspectiva da água

Gustavo Faleiros

Falar que o Brasil é a terra das águas é um tremendo clichê. Mas eis aí um clichê verdadeiro: não há outro lugar no mundo com tanta água quanto aqui. Acredite, existe um rio bem ao seu lado, senão bem embaixo dos seus pés. Porém, a rápida urbanização do país  poluiu, desviou, escondeu, soterrou milhares de quilômetros de cursos da água.

Para mapear a questão hídrica na Amazônia, nós recentemente mergulhamos (perdoem o trocadilho) em dados de diversas organizações.

Fizemos isso porque estamos lançando um aplicativo para coletar dados sobre questões hídricas na Amazônia, Nossa ideia é disponibilizar um mapa base detalhado o suficiente para que os relatos cidadãos possam ser localizados em trechos específicos de um rio ou igarapé.

O que descobrimos é que, embora existam dados bastante detalhados, eles nem sempre possuem licenças abertas.

Aqui uma breve descrição dos dados que investigamos.

1. Nossa opção foi criar o mapa do aplicativo ''Água'' utilizando os dados do Open Street Map. Os dados ainda não são tão detalhados, mas estão em constante atualização e a licença de uso permite a criação de produtos derivados

2. Trechos de drenagem – Dados do IBGE-Brasil. Como se pode ver, a enorme quantidade de detalhes mal permitem ver a base do mapa. O arquivo está disponível para download, mas o uso para criar produtos ou aplicativos deve ser autorizado em comunicação com o órgão.

3. Finalmente também olhamos para os dados do projeto Hydrosheds feito em parceria entre a ONG WWF e o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). Assim como os dados do IBGE, possuem grande detalhe, embora o nome dos rios não esteja disponível no arquivo shapefile (SHP). Também estão disponíveis para download, mas apenas para fins de pesquisa, com outros usos possíveis apenas com autorização. Aqui o link para baixar os dados