Blog do InfoAmazonia

Bem-vindos ao blog do InfoAmazonia

InfoAmazonia

Em 2012, jornalistas que há anos escreviam sobre política ambiental se uniram a ativistas e programadores para explorar o rico universo de informações sobre a Amazônia. Para isso, resolvemos aproveitar o poder da internet. Ou seja, valorizou-se a informação multimídia, com interatividade e visualização de dados. Assim nasceu o InfoAmazônia.

infoamazonialogo

Nossa missão é aumentar conhecimento sobre a maior floresta tropical do planeta. Por isso essa parceria com o UOL nos deixa muito contentes. Através de mapas interativos e infográficos você poderá acompanhar os últimos dados do desmatamento, além de conhecer as principais questões ligadas às terras indígenas, à mineração, às hidrelétricas na região. Além disso, vamos mostrar a riqueza cultural amazônica, intimamente ligada ao conhecimento tradicional de sua gente sobre a diversidade de plantas e animais.

Na Amazônia vivem 33 milhões de pessoas em um território de 7,8 milhões de km2 que se estende por nove países, onde hoje sobrevivem 385 povos indígenas. Na Amazônia está mais da metade das florestas tropicais remanescentes do mundo e o maior número de espécies vivas. No entanto, a região enfrenta graves problemas ambientais por conta da exploração pouco sustentável de suas riquezas naturais.

O mapa abaixo foi batizado ''Amazônia sob Pressão'', inspirado por Atlas de mesmo nome, cujos dados foram colhidos por um consórcio internacional de 11 organizações.

Utilize os comandos de zoom e use o mouse para explorar as informações em mais detalhes