Blog do InfoAmazonia

Qualidade da água na Amazônia é pior que no resto do país

InfoAmazonia

A equipe do InfoAmazônia lançou hoje o aplicativo web ''Visaguas – Água e Doenças na Amazônia''. Na ferramenta, o usuário tem acesso a mapas e rankings sobre a situação do acesso à rede geral de água e esgotamento sanitário junto à compilação de dados sobre internações por doenças relacionadas à má qualidade da água.

Visaguas

Utilizamos os dados do último Censo do IBGE (2010) para visualizar o número de domicílios com acesso à água e esgoto. O quadro que surgiu foi que o acesso ao saneamento nos 771 munícipios da região está entre as piores do país. Na Amazônia Legal, 60% dos munícipios são atendidos por rede geral de água. A média nacional é de 82,7%.

Para gerar os mapas sobre doenças, utilizamos os dados organizados pela Fiocruz com base no DataSUS, referentes ao número de internações em 2012. Assim como no caso do saneamento, os números nesta região estão entre os piores do país.

Por exemplo, o Maranhão é o estado com maior número de internações por amebíase: 32 a cada 100 mil habitantes. Olhando os piores municípios, as estatísticas passam de 1000 internações para cada 100 mil/hab.

Maranhao visaguas

O APP ''Visaguas'' faz parte do projeto Rede InfoAmazonia, que pretende instalar sensores de sensores de qualidade de água em cidades e comunidades da região.

Participe: o InfoAmazonia está testando uma ferramenta  para que pessoas na Amazônia enviem relatos sobre contaminação e uso indevido d´água. Veja aqui como participar: http://agua.infoamazonia.org/collaborate/