Blog do InfoAmazonia

Governo confirma tendência de alta de desmatamento

Gustavo Faleiros

Animação de todos alertas de desmatamento registrados de agosto de 2013 a julho de 2014. Comparados com período anterior, dados indicam alta de 9,8%.

O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente divulgaram ontem os dados de junho e julho do Sistema de Alertas de Desmatamento em Tempo Real (Deter). As notícias não animam.

Elas confirmam o que a ONG Imazon já havia apontado há 3 semanas: o aumento de 28% do desmatamento em 2013 parece não ser um fato isolado, é uma reversão de tendência.

Em junho, os alertas somaram 535 km² desmatados, um aumento de 155% em relação a junho de 2013. Em julho, 729 km2 foram registrados, aumento de 236% em relação ao mesmo mês do ano passado. O acumulado de agosto de 2013 a julho de 2014 mostra elevação de 9,8% na extensão dos alertas de desmatamento.

''BR-163 insustentável''

incendio-florestal

Operação Castanheira do Ibama tenta conter quadrilha de desmatadores no Pará. Foto: Divulgação

O Deter, como diz o próprio nome, é um sistema de alerta e a taxa oficial do desmatamento é divulgada apenas no fim do ano. O problema é que os satélites do Deter, para funcionarem em tempo real, são menos acurados. Por isso mesmo, a taxa consolidada feita com sensores de maior resolução pode revelar um quadro ainda pior.

O governo Dilma parece reconhecer a urgência e na semana passada deflagrou uma operação do Ibama para desarmar uma quadrilha de grileiros atuando em Novo Progresso, Pará.

Coincidência ou não, os desmatadores estavam se beneficiando do fracasso do projeto BR 163 Sustentável, a bandeira da então ministra Marina Silva, do governo Lula.

Vale a pena explorar o especial feito por Marcelo Leite e Lalo de Freitas e publicado na Folha de S. Paulo

Veja notícia geotaggeada abaixo com o local da reportagem e da operação do Ibama